Notícias

10 Abr
PO CH finaliza projeto histórias de sucesso com apoio de fundos UE

No seguimento do projeto de comunicação do PO CH - Programa Operacional Capital Humano 'A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano', divulgam-se as últimas duas histórias sobre como os Fundos da União Europeia mudaram as vidas de Neide Vieira e Diogo Teixeira.

Neide Vieira é investigadora no domínio das neurociências, com enfoque na neuro- degeneração e exposição ao stress crónico. No Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, Diogo Teixeira programa e cria novas máquinas.


AS HISTÓRIAS DE NEIDE E DIOGO

No Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), na Escola de Medicina da Universidade do Minho, em Braga, Neide Vieira desenvolve estratégias para prevenir, retardar e reduzir o declínio cognitivo.

"Estamos muito interessados em perceber como envelhecemos e a razão pela qual a capacidade cognitiva de um conjunto de pessoas é estável e outras pessoas têm um declínio cognitivo acentuado", explica a investigadora a quem foi concedida uma bolsa de pós doutoramento, com o apoio dos Fundos da União Europeia, e que devido ao trabalho já desenvolvido recebeu a bolsa NARSAD, uma das mais prestigiadas na investigação em saúde mental.

Por seu lado, Diogo Teixeira? tem, desde criança, um "fascínio por máquinas". No Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, na Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, descobriu o seu desejo de programar e inventar novas máquinas.

Com o apoio do Fundo Social Europeu, no âmbito do PO CH, o formando realiza os seus projetos com todas as condições materiais: "querendo aprender temos tudo", diz.

'A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano' é um projeto de comunicação do PO CH, que agora termina, e que tem dado a conhecer o percurso de 33 pessoas apoiadas por Fundos da União Europeia.

Este projeto decorreu da Estratégia de Comunicação do Programa e visou divulgar, na primeira pessoa, o impacto da sua participação num projeto cofinanciado pelo FSE - Fundo Social Europeu.

O domínio temático do Capital Humano apoia, entre outras tipologias, Cursos Profissionais, Bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos Superior Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Qualifica.

O PO CH deixa o agradecimento a todos os que partilharam as suas histórias e deseja que o presente e o futuro sejam repletos de sucesso.

Assista a todos os vídeos no website e nas redes sociais do PO CH - FacebookLinkedinTwitter e canal Youtube.

 

Fonte: PO CH

POISE

Subscrever Newsletter